EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Com a disciplina de Equipamentos Industriais pretende-se fundamentalmente que os alunos adquiram os conhecimentos considerados básicos para compreenderem o funcionamento dos principais equipamentos usados na indústria química. Os equipamentos de produção e distribuição de energia, como parte integrante da tecnologia de processos químicos, são discutidos numa perspectiva de engenharia. Através da apresentação, caracterização e análise de instalações e dos equipamentos que a integram procura-se conduzir os alunos à melhor selecção do tipo de equipamento consoante as necessidades. A par da caracterização de alguns combustíveis requeridos por alguns equipamentos, são caracterizadas as duas formas de energia eléctrica usadas pelos equipamentos industriais, procurando-se transmitir as bases essenciais para a compressão dos circuitos eléctricos associados a cada equipamento. Noções gerais sobre a representação em vistas e em perspectiva de peças e as formas de cotagem permitem ao Eng. Químico interpretar desenhos de instalações e montagem de equipamentos. Com a realização de algumas visitas de estudo a unidades industriais pretende-se dar a conhecer aos alunos a noção do espaço físico requerido por cada equipamento e do conjunto da instalação. A higiene e segurança no trabalho são discutidas como ferramentas fundamentais para assegurar a qualidade dos serviços prestados pela tecnologia industriais.

 

 

Programa

Módulo I

1.        Generalidades sobre equipamentos térmicos – tipo, operacionalidade, produção e consumo de energia, regime de funcionamento, impacto ambiental, manutenção

2.        Fluidos transportadores de calor – características físico-químicas e sua comparabilidade

3.        Instalações com colectores solares - Tipo de sistemas e modos de circulação; materiais e equipamentos de controlo e segurança de instalações solares; circuitos de aquecimento de águas sanitárias.

4.        Caldeiras gastubulares e aquotubulares - características, operacionalidade, aplicações, critérios de selecção, combustíveis e sistemas de queima, tratamento de água em caldeiras, manutenção

5.        Cogeração – tipos de sistema e princípio de funcionamento, ciclos de cogeração, sectores de aplicação e critérios de selecção

6.        Higiene e segurança na operação com equipamentos industriais - avaliação de riscos, medidas de prevenção, meios de protecção e sinalização de segurança e saúde.

 

Módulo II

 

1.        Corrente Alternada Monofásica - noções fundamentais, amplitude e valor eficaz, representação em notação simbólica ou complexa, circuitos monofásicos com resistências, bobines e condensadores, impedância e associações de impedâncias, potência instantânea, potência aparente, real e reactiva, factor de potência, compensação do factor de potência.

2.        Corrente Alternada Trifásica - noções fundamentais, amplitude e valor eficaz, representação em notação simbólica ou complexa, ligação em triângulo e estrela com e sem neutro.

 

 

Módulo III

 

1.        Introdução

a.        Aspectos gerais do desenho

b.        Normalização

 

2.        Sistemas de projecção

a.        Projecção cilíndrica ortogonal

b.        Desenho multivista

c.        Tipos de linhas, significado e precedências

 

3.        Sistemas de projecção

a.        Projecção cilíndrica ortogonal

b.        Escolha de vistas

c.        Vistas necessárias, e vistas suficientes

d.        Representações convencionais e simplificadas

 

4.        Cortes e secções

a.        Corte total, meio corte e corte parcial

b.        Representação de superfícies cortadas. Diferentes tipos de tracejados

c.        Cortes por planos concorrentes e paralelos

d.        Secções

 

5.        Projecções ortogonais

a.        Perspectiva cavaleira

b.        Triângulo de referência

c.        Ângulos de declive e coeficientes de redução linear e superficial

d.        Perspectiva isométrica

e.        Métodos gerais de construção de perspectivas rápidas

 

6.        Cotagem

a.        Linhas de chamada, linhas de cota e cotas

b.        Inscrição de cotas

c.        Símbolos complementares de cotagem

d.        Escolha e localização das cotas

e.        Critérios de cotagem

f.         Cotagem de desenhos em corte, em perspectiva ou de conjunto