SEMINÁRIO (até 2003) e  PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

 

Trabalhos anteriores

Seminário I e II

 

§          “Aplicação do MECHANICAL DESKTOP 2.0 na representação gráfica de uma rede de distribuição de vapor saturado e de um canhão à gás comprimido”. Este trabalho teve por objectivo a aprendizagem desta nova ferramenta de desenho e a sua aplicação na construção de blocos de símbolos para a execução do traçado de uma rede de vapor saturado e na representação das diferentes peças de um canhão à gás comprimido para aceleração de um projéctil. A realização deste trabalho contou com a colaboração da AUTODESK, que cedeu gratuitamente uma licença do MECHANICAL DESKTOP 2.0 (1998).

§          A co-incineração em cimenteiras”. Este trabalho compreendeu duas partes. A primeira, consistiu na revisão bibliográfica dos diferentes tipos de resíduos industriais passíveis de incinerar, as normas vigentes e alguns resultados de processos de co-incineração. Na segunda parte, foi projectada e construída uma montagem experimental e foram efectuados vários ensaios de queima de fragmentos de pneus usados. Na sequência deste trabalho foi publicado um artigo na revista Tecno-Hospitais e no jornal Diário de Coimbra (1998).

§          Medida experimental da velocidade e da pressão de detonação”. Este trabalho teve por objectivo elaborar metodologias de ensaio para cada um dos testes, avaliar a precisão dos resultados e esboçar uma proposta de teste e critérios (1998).

§          Unidade experimental de medida da condutibilidade térmica”. Este trabalho consistiu na construção de uma unidade experimental de medida da condutibilidade térmica, na sua calibração e na medição da condutibilidade térmica de dois materiais energéticos: RDX e PETN. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projecto europeu “EUCLID CEPA 14 - RTP2: Insensitive munitions – modelling and testing” (1999).

§          Unidade experimental de medição de condutibilidade térmica: análise de desempenho e modelo analítico”. Este trabalho consistiu no aperfeiçoamento de uma unidade experimental de medida da condutibilidade térmica, na medição da condutibilidade térmica de um explosivo plástico, de base RDX, e na criação de um algoritmo para o cálculo numérico da condutibilidade térmica de um dado material (2001).

§          “Comportamento térmico de materiais energéticos”. Este trabalho teve por objectivo a construção de um dispositivo para determinação da temperatura de ignição de misturas pirotécnicas e a medição da temperatura de ignição de algumas misturas usadas pelos industriais de pirotecnia em Portugal (2002).

§          “Geradores de calor e equipamentos auxiliares“. Este trabalho teve duas partes: uma mais teórica, que consistiu na elaboração de um manual de apoio a operações com geradores de calor e outra mais prática, que consistiu num estágio no Serviço de Equipamentos e Instalações dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), tendo por objectivo o acompanhamento de operações de manutenção na central térmica e a apreciação do projecto de cogeração proposto para o HUC (2002)

§          “Projecto e instalação de redes de gás”. Este trabalho teve por objectivo a aquisição da metodologia de cálculo, a selecção de materiais e o cumprimento da legislação na elaboração de um projecto de rede de gás e o acompanhamento e controlo durante a instalação de redes de gás domésticas. Este trabalho incluiu a realização de um estágio na empresa Chamagás, em Coimbra (2003).

§          “Projecto de um sistema de cogeração. Este trabalho tem por objectivo a aquisição da metodologia de cálculo, a selecção de materiais e o cumprimento da legislação na elaboração de um projecto de cogeração baseado numa turbina de gás e numa caldeira de recuperação. Este trabalho incluiu a realização de um estágio na empresa Ambitermo, em Coimbra (2004).

 

Projecto de Investigação

§          “Optimização energética de uma unidade de cogeração. Este trabalho teve por objectivo o estudo técnico e económico da conversão de fuelóleo para gás natural  de uma sistema de cogeração por motor alternativo de produção de energia eléctrica e gases quentes para um secador de partículas de madeira. Este trabalho foi desenvolvido junto da empresas SONAE-INDUSTRIA, em Oliveira do Hospital (2005).