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Avaliação - Seleção de Materiais

Método de Avaliação

A avaliação segue as regras impostas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A aprovação é conseguida com um mínimo de 10 valores e a classificação final varia de 0 a 20 valores

Para a avaliação final são consideradas duas partes distintas: o resultado de uma prova escrita com uma importância de 40% do total (8 em 20 valores) e os restantes 12 em 20 valores representam a classificação que pode ser obtida pela realização de um caso aplicado de selecção de materiais.

A prova escrita consiste num exame tradicional com a particularidade de ser realizada com possibilidade de consulta de todos os elementos de estudo que queiram ser utilizados pelos alunos. São colocadas, normalmente, duas questões, uma relacionada com a resolução de um caso prático em que o número de materiais a considerar é limitado a um pequeno grupo pré-seleccionado e, a outra, de índole mais teórica consistindo na resolução de um problema semelhante a um exemplo abordado durante as aulas teórico-práticas. No anexo II são apresentados alguns exemplos de provas de avaliação escrita de anos transactos. É requerido que os alunos obtenham uma classificação mínima de 8 em 20 valores para que consigam a aprovação na disciplina, mesmo que a nota referente ao trabalho prático pudesse permitir alcançar uma classificação superior a 10 valores.

Os casos práticos distribuídos aos alunos para analisarem e desenvolverem na parte final da disciplina, são relativos a componentes ou peças com diversas aplicações (exemplos em "Exames"). Os alunos devem apresentar as soluções encontradas sob a forma de um relatório escrito que, como foi referido, contribuirá para a classificação final. Na avaliação desta parcela, são consideradas para a classificação a apreciação do relatório escrito e a avaliação do desempenho dos alunos durante a apresentação oral do trabalho e sua discussão, numa base de respectivamente 2/3 e 1/3. A análise do relatório tem em consideração a execução e o sucesso obtido em cada um dos passos atrás descritos para o procedimento de selecção de materiais. Os pontos determinantes para a avaliação do relatório são o modo como os assuntos são ordenados e apresentados, o rigor na linguagem e nos conceitos de Ciência dos Materiais e a precisão nos valores das propriedades.

De realçar que o mesmo caso prático é distribuído a dois grupos sendo ambos avaliados simultaneamente durante a apresentação e discussão do trabalho. Nesta fase, após sorteio, um dos grupos faz a apresentação do trabalho enquanto que o outro faz o papel de júri, questionando o primeiro sobre as opções tomadas, rebatendo-as sempre que achem necessário e apresentando as soluções que considerem como mais adequadas. Esta discussão é realizada na presença do professor da disciplina co-adjuvado por um outro colega convidado de acordo com a área em que se desenvolve o trabalho. A intervenção dos docentes durante a discussão é efectuada, quer para moderar o debate, quer colocando questões a ambos os grupos, não só sobre o trabalho, mas também sobre assuntos relacionados com a área de Engenharia de Materiais. A avaliação da discussão oral é baseada na desenvoltura da apresentação e na segurança que os alunos mostram relativamente aos conceitos e opções apresentados no trabalho.

A classificação final do trabalho prático é ponderada entre a avaliação do relatório escrito e a discussão oral. O elemento convidado do juri é consultado e, em função da sua opinião, o professor atribui a nota aos alunos.

As taxas de sucesso na disciplina são muito elevadas, como é demonstrado no quadro resumo seguinte relativamente aos últimos anos do seu funcionamento:

 

Ano

Número de alunos inscritos

Número de alunos avaliados

Número de alunos aprovados

Taxa de aprovação

 

1995/1996

1996/1997

1997/1998

1998/1999

1999/2000

2000/2001

2001/2002

2002/2003

50

49

53

38

45

56

70

72

49

39

48

34

43

41

65

69

42

38

46

27

40

41

60

60

86

97

96

79

93

100

92

86

Estes resultados podem ser compreendidos pela assiduidade e elevada taxa de participação dos alunos nas aulas e o interesse manifestado pelos contactos frequentes quer com o docente da disciplina, quer com outros docentes, quer ainda com várias empresas.

 

 

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